25 de Abril ou 25 de Novembro?



O Golpe de Estado de Abril de 1974, não foi uma revolução mas um golpe corporativista gizado por militares profissionais e suscitado por um mal-estar crescente entre a oficialidade da F.A.P. devido às situações que viviam no âmbito das guerras coloniais. Integrando alguns militares mais instruídos e politicamente engajados,  o golpe transformou-se rapidamente num evento revolucionário por acção dos partidos políticos e da doutrinação das populações.

Esse 25 de Abril de 1974 não restabeleceu a democracia em Portugal, mas derrubou o regime corporativista de cunho fascista e viabilizou a possibilidade de se implantar a democracia, o que ocorreu em 25 de Novembro de 1975 - porque a verdadeira Democracia não existe sem Liberdade, e essa só foi conquistada ao jugo comunista em Novembro de 1975. 

Na verdade, aquilo que devemos ao 25 de Abril é que sem ele não teria existido o 25 de Novembro, e foi muito pedagógico e construtivo ter-se vivido aquele período de fervor revolucionário de cariz totalitário socialista-comunista. Foi como uma vacina política de efeito duradouro, aplicada aos portugueses.

Considerando que as esquerdas se apropriaram do 25 de Abril e que, quando governam, não se coíbem de exaltar as suas ideologias destruidoras de riqueza e de nações, não se afigura desejável comemorar o 25 de Abril com maior entusiasmo do que o aplicado nas comemorações do 25 de Novembro.






1 comentário:

David R. Oliveira disse...

Estamos juntos!