que é que ele fazia ao pilim?




Durante a Guerra da Restauração (1640-1668), a fé dos soldados portugueses atribuía a Santo António o êxito das acções militares, tanto que D. Pedro II, por alvará de 24 de Janeiro de 1668, determinou que, “por tão patriótico serviço”, fosse alistado como praça no Regimento de Infantaria de Lagos. No dia 12 de Setembro de 1683, D. Afonso VI promoveu Santo António ao posto de capitão. Em 25 de Março do ano de 1777, D. Hércules António Carlos Luiz Joseph Maria de Albuquerque e Araújo de Magalhães Homem, major comandante do regimento de Lagos, lavrava em auto e endereçava ao rei pedido para que o santo fosse promovido a major. Está registado: “certifico que não existe alguma nota relativa a Santo António, de mau comportamento ou irregularidade praticada por ele: nem de ter sido em tempo algum açoitado, preso, ou de qualquer modo punido durante o tempo que serviu como soldado raso no regimento: Que durante todo o tempo, em que tem sido capitão, vai quase para cem anos, constantemente cumpriu seu dever com o maior prazer à frente de sua companhia, em todas as ocasiões, em paz e em guerra, e tal que tem sido visto por seus soldados vezes sem número, como eles todos estão prontos para testemunhar: e em tudo o mais tem-se comportado sempre como fidalgo e oficial: e por todos estes motivos acima referidos considero-o muito digno e merecedor do posto de major agregado ao nosso regimento, e de quaisquer outras honras, graças ou favores que aprouver a S. M. conferir-lhe. Em testemunho do que assinei meu nome, hoje 25 de Março do ano N. S. J. C. 1777. Magalhães Homem”. No posto de capitão, Santo António recebia um soldo de 10.000 réis, que lhe foi abonado até 1779, ano em que passou a vencer o de 15.000 réis, como consta do livro de vencimentos e de vários mapas do regimento, existentes no Arquivo Histórico Militar.

4 comentários:

Mena G disse...

Pergunto-me qual seria a Igreja que lhe ía receber o soldo...
E será que o gajo já passou de General?

éf disse...

o soldo era recebido pela irmandade de Santo António. Chegou a coronel, no Brasil.

hehehehe

Anónimo disse...

vi uma das esculturas do teu amigo zema. palavra que me apetece encomendar-lhe uma parecida com a imagem do santo antónio...
e as tuas imagens do estúdio indicam um lugar mágico!
carolus.
s. joao do pau.
quando escreves uma novela nova?

éf disse...

pois caro carolus, a escrita flui quando flui. agora ando a tratar do Gil Eanes e da sua epopeia africana, a ver o que dá.

;p

(vais ver essas eculturas in loco)