erros da língua




Detesto quando as pessoas não gostam que se lhes aponte um erro de língua (falada ou escrita). Detesto porque sei que não posso contar com essas pessoas para emendarem os meus erros. E se não posso contar com elas, não lhes dou muita atenção. Isto deve ser uma manifestação de egoísmo, de quem pensa que os outros terão sempre de dar algo para receber algo em troca. Mas esclareço que esta atitude é válida apenas para aquelas pessoas em quem reconheço sabedoria suficiente para poder exercer essa tarefa de corrigir. Aos que não possuem essas habilitações não exijo tal coisa. Sou tolerante com esses. Vem isto a propósito de querer publicar, aqui no blogue das inutilidades, a lista abaixo, com alguns dos erros mais comuns que por aí se ouvem e lêem. Obviamente, não me refiro aos erros que a adopção do novo AO instituiu.


ALGUNS EXEMPLOS DE ERROS GROSSEIROS

VOCÁBULO/EXPRESSÃO CORRECTA


10%  do conjunto de casas estão vendidas
10% do conjunto de casas está vendido
a gente vamos
a gente vai, ou… nós vamos
a totalidade dos alunos faltaram ao exame
a totalidade dos alunos faltou ao exame
cada um deles fizeram
cada um deles fez
compára 
compara 
concerteza
com certeza
conti-me, conteu-se
contive-me, conteve-se
digo eu de que
digo eu que
dispender
despender
é dez horas
são dez horas
ele quere
ele quer
eles hadem
eles hão-de
em madeira
de madeira
entreteste, entreteram
entretiveste, entretiveram
entrevim, entreveio
intervim, interveio
eu sou um dos que faço
eu sou um dos que fazem
falariam-nos
falar-nos-iam
foi de encontro à ideia
foi ao encontro da ideia
foram eles quem fizeram
foram eles que fizeram
fui eu quem fiz
fui eu que fiz
inclusivé
inclusive
intervisse, interviu
interviesse, interveio
júniores, séniores
juniores, seniores
na página vinte e duas
na página vinte e dois
não tem nada a haver (relacional)
não tem nada a ver
o importante é as dívidas
o importante são as dívidas
o mais grande
o maior
páram
param
poderia-se
poder-se-ia
quaisqueres, qualqueres
quaisquer, qualquer
saiem, traiem
saem, traem
tem sal demais
tem sal a mais
tem umas gramas a mais
tem uns gramas a mais
ter que (sentido de dever)
ter de (sentido de dever)
terá que
terá de
tu destes, fizestes, dissestes
tu deste, fizeste, disseste


Sem comentários: