Memórias de antanho



«Procurando dar realce ao acervo da Fototeca Municipal de Lagos e, paralelamente, homenagear um dos mais distintos fotógrafos locais do início do século vinte, apresentamos esta exposição que evoca os 150 anos do nascimento de António Crisógono dos Santos, nascido na Sertã em 24 de novembro de 1862 e falecido em Lagos em 29 de abril de 1934.


Merece destaque a sua ação como Vogal da Comissão Administrativa da Câmara Municipal de Lagos que levou ao estabelecimento da Feira Franca de Lagos em 1931. Nessas funções também desempenhou importante papel na instalação da rede de esgotos da cidade, na electrificação de zonas ribeirinhas e na construção e melhoria de acessos a praias.

Comerciante, fotógrafo e editor de postais ilustrados, a sua atividade no âmbito da Fotografia evidencia uma notória sensibilidade para as coisas do quotidiano, reproduzindo pessoas, locais e eventos que constituem, hoje, um importante património para a memória colectiva de Lagos; a recordação de um passado com mais de um século de distância.»

Sem comentários: