toda a gente é uma barata


"Só quem tem dinheiro é que se pode dar ao luxo de pensar no amanhã longínquo; quem não tem, preocupa-se com o amanhã do dia seguinte.” - Vanus de Blog em comentário no blogue TheOldMan
“Não é quem tem dinheiro que se preocupa com o amanhã longínquo. Isso é apenas uma “pose” como qualquer outro tique de “tia”, e fica tão bem como ter uma empregada chamada Matilde…” - Resposta de TheOLdMan a Vanus de Blog.

Gastam rios de dinheiro em sensibilização e educação ambiental. Fazem conferências, palestras, acções, brincam com os putos e inventam canções. Distribuem t-shirts, panfletos, jogos educativos, aqui e ali apõem autocolantes explicativos, dão voz a ilhas ecológicas e nome próprio às caixas de recolha de pilhas. Incentivam a adopção do sistema de separação do lixo, até o substituem, eufemisticamente, por “resíduos sólidos” aplicando o termo a toda a lixarada que produzimos. Enfim, perfumam a porcaria com Channel N9 (desde a porcaria matéria à porcaria mental) mas nada disso muda a mentalidade das pessoas, no essencial. Pudera, para além do eco obtido, com maior ou menor sucesso, junto da população escolar - a mais receptiva -, o grosso do problema mantém-se inalterado face a uma população a caminhar para o envelhecimento e em que as classes economicamente mais desfavorecidas não estão receptivas à "reciclagem" das mentes. E desenganem-se os peritos em ecologias e outras teorias quando obtêm sorrisos e anuências por resposta, julgando efectivada a conversão à sua mensagem, porque o que as gentes desejam mesmo é que lhes desamparem a loja. É assim em grande parte das periferias das cidades e nos aglomerados humildes de gente que vive “à rasca”. E eu compreendo-os. Porque raios hão-de colaborar na protecção de um mundo do qual não colhem as boas coisas? E podem ser criticados/responsabilizados por isso? Escutem o TheOldMan:“Só divido a responsabilidade quando compartilho igualmente das vantagens".

Sem comentários: