A cores é outra coisa

As fotos a Preto & Branco são uma dupla mentira em relação à realidade. Pelo facto de serem fotos já são uma mentira, depois porque o monocromatismo é uma reinterpretação do real. Como se fosse coisa de outro mundo. Vejam como, a cores, as coisas parecem mais reais, mais fidedignas. Eis duas fotos de uma vasta série de imagens rejeitadas pela LIFE, nos distantes anos 40.



5 comentários:

A OUTRA disse...

Hitler parece muito mais humano, com uma personalidade diferente, que, se não soubessemos nada de História daquela época diriamos que seria uma fotografia dum militar qualquer saindo duma reunião de Estado nos tempos actuais.
A cor é vida e modifica tudo. Hitler visto assim quase tira veracidade à "História".
É por isso que eu gosto do preto e branco.
A minha maneira de ver...
Maria

francisco disse...

«Hitler visto assim quase tira veracidade à "História".
É por isso que eu gosto do preto e branco.»

Isso é do hábito de vermos imagens mais dramáticas (atributo do P&B). Gostamos mais do P&B porque estamos fartos do real, que é colorido, que está mais próximo daquilo que é o nosso quotidiano, e por isso preferimos a versão mais "artística" que é o P&B.
Para mim, o colorido é mais real logo mais humanizado, pelo que concordo com essa impressão de que nestas fotos o monstro parece mais humano. Como disse, acho que é do hábito de o vermos a P&B.

Saúde.

"o lobo é sempre lobo,
mesmo vestido de cordeiro"

Isabel Bonari disse...

A preto ou a cores aquela cruz suástica usada por Hitler e os seus lacaios conduzem-nos a tempos de muito má memória. A preto, vemos a negritude da besta por fora. A cor não lhes retira a escuridão que se antevê por detrás dessas más memórias.

francisco disse...

Exactamente, Isabel. Mas, insisto, estas fotos a cores são mais reais do que semelhantes a P&B - e aposto que os mais jovens concordarão liminarmente comigo. Sobretudo porque, para eles, que nasceram num universo mediático já colorido, os documentos a P&B tendem a ser interpretados como coisas da ficção. Eis porque achei interessantes, e importantes, estes registos coloridos. Tal como os filmes coloridos desta época, dizem-nos que tudo aquilo é (foi) real,. Tão real como o mundo colorido hodierno em que vivemos.

Isabel Bonari disse...

Estas fotos a cores são de facto interessantes. Quanto aos jovens , devem ver as coisas também a preto e branco, porque nem tudo é cor-de-rosa nesta vida.