Haja Saúde?

Médicos e enfermeiros que trabalham em hospitais do estado e, simultaneamente, em empresas privadas de prestação de serviços (onde auferem o dobro do salário ou mais) chegam a cumprir dois turnos seguidos no seu local de trabalho, cada um por conta de cada entidade empregadora. Como é possível? Quanto paga o Hospital pelos serviços prestados por essas empresas externas, podendo pagar mais barato aos seus próprios funcionários?

Isto faz lembrar a situação de um certo ministro que tinha parte no negócio de aluguer de helicópteros para combater fogos florestais. É evidente que alguém anda roubar o dinheiro público.

Entretanto, recentemente, o elo mais fraco – não me refiro às vítimas de
tudo isto que são os utentes, mas sim aos profissionais que se encontram na posição mais frágil – os enfermeiros, manifestaram-se à porta do Governo Civil de Faro, contra o que consideram um atentado à sua condição profissional, já que o Governo quer impor-lhes um vencimento inferior ao da carreira técnica superior da função pública. Ora, se pensarmos que, hoje, com um curso superior de 1º ciclo ("à bolonhesa" - 3 anos de estudo), o técnico superior da função pública aufere mais do que um enfermeiro que estudou durante 4 anos (curso tradicional antes de Bolonha), ou 5 anos (1º e 2º ciclos “à bolonhesa”), isto é ou não é uma enorme injustiça? Assim, não me admiro que estes profissionais tenham de procurar uma segunda fonte de rendimentos.

Junte-se o facto da função pública poder integrar, como integra, um
a percentagem considerável de técnicos superiores incompetentes e incapazes, coisa que dificilmente ocorrerá no universo da enfermagem (profissão em que é muito difícil fingir que se sabe, sem saber, ou que se faz, sem fazer, e onde os currículos de 400 páginas não possuem a importância que têm na justificação das escolhas previamente realizadas, logo fraudulentas, em concursos da administração pública), e, inevitavelmente, verificamos como a enfermagem é maltratada pela máfia que decide.

Haja Saúde.


foto daqui

8 comentários:

Eira-Velha disse...

Não é só a enfermagem, é todo o funcionalismo público que é maltratado e alvo da ira de todos porque estes governantes "passaram" a ideia de que todos os males deste país estão ali. E no entanto continuam a contratar assessoria a esmo, para filhos e enteados, cagamdo-se literalmente para os quadros que sempre deram conta do recado mas nem sempre da forma mais conveniente. Vejamos o caso da Direcção Geral de Finanças: A dona Manuela foi buscar ao BCP um perito meio zarolho, pago a peso de ouro, que fez um bom trabalho, sim senhor, mas foi substituído por um funcionário de carreira e que se saiba não foi por ali que as finanças chegaram ao caos em que se encontram. E a PJ? A mesmíssima coisa.
Os enfermeiros? Sim senhor, licenciados, uma ordem... é preciso dignificar a classe mas pagar.... é como o Belmiro... 100 contos...
Os professores? Muito bem, licenciaturas, mestrados, tudo ao topo, centenas, milhares, dezenas de milhares de reformas na ordem dos 500 contos... Agora há que colocar um crivo mas... quem aceita ficar debaixo da peneira?
Os médicos não perdem pela demora. Ainda não vai ser nos próximos 4/6 anos. Mas quando as Universidades do Algarve e de Aveiro começarem a mandar para o mercado de trabalho os seus bolonheses a coisa vai azedar... É ainda um dos poucos grupos profissionais que essa káfila não domina mas lá chegarão.
Isto vai mal, amigo Francisco, muito mal...

francisco disse...

Pois...e eu não percebo é onde é que errei.

:|

Anónimo disse...

E para além dos enfermeiros não ganharem segundo as suas qualificações académicas, o Ministério da Saúde ainda tem a cara de pau de propor um salário mais baixo - 995 euros em vez dos 1020euros actuais (em início de carreira).
Espero que os enfermeiros adiram em massa à greve de 3 dias. A ver se os digníssimos do poder acordam.

Luciana

Anónimo disse...

O mais engraçado é que o Ministério da Saúde não quer pagar aos enfermeiros salários decentes mas os colegas do Ministério da Justiça pagam, por mês, a um Enfermeiro que trabalha num estabelecimento prisional, por fazer 35h semanais, 2500euros.
Podiam mudar-nos de ministério.

Hihi

Luciana

francisco disse...

Provavelmente, é isso que o Ministério da Saúde deseja, mandar os enfermeiros todos para a cadeia?!

;)

Isabel Bonari disse...

O mal de Portugal é a falta de respeito por todas as coisas, por todas as pessoas, pelo país, e cada um por si próprio. Há que mudar as mentalidades. Como? Dando o exemplo.

francisco disse...

Isabel, acho que tenho a solução: lobotomias a todos os portugueses.

Isabel Bonari disse...

Acho que as lobotomias, Francisco, não iriam resolver coisa nenhuma. Se a alienação já é tanta, onde poderíamos chegar?