Captar a atenção com fotografias a cores não é tão fácil como com o P&B, de que tanta gente diz gostar. João Mariano apresenta uma exposição de fotografias que é mais do que um conjunto de quadrados coloridos mais ou menos isto ou mais ou menos aquilo. A ver até 23 de Fevereiro no edifício dos antigos Paços do Concelho de Lagos.
As relações, mais ou menos subjectivas, mais os menos próximas, mais ou menos óbvias, mais ou menos complementares, mais ou menos teorizadas são o fundamento deste ensaio, mais ou menos arrastado no tempo e na sua distribuição geográfica.
As relações de causa/efeito, mais ou menos evidentes, ao longo do percurso expositivo resultam duma abordagem descomprometida, diacrónica e abrangente.
A não utilização de barreiras temáticas e/ou formais pretende levar-nos a centrar a observação num dos pontos, mais ou menos fulcrais, deste projecto:
a aparente relação causal.
As relações de antecedência e consequência que são encadeadas pelas imagens (conjugadas duas a duas) têm como intenção evidenciar e reforçar os efeitos, lógicas e sentidos que estão na base desta mostra.
Nota: «Segundo A. Giddens, a relação causal define-se como uma relação na qual um determinado fenómeno ou estado de coisas (o efeito) é consequência de outro (a causa).»
Sem comentários:
Enviar um comentário