Presidenciais 2016

"Vem por aqui" - dizem-me alguns com os olhos doces
 Estendendo-me os braços, e seguros
 De que seria bom que eu os ouvisse
 Quando me dizem: "vem por aqui!"
 Eu olho-os com olhos lassos,
 (Há, nos olhos meus, ironias e cansaços)
 E cruzo os braços,
 E nunca vou por ali...
 (...)
Não, não vou por aí!
Só vou por onde Me levam meus próprios passos...»
(Cântico Negro - José Régio)

Estou cansado da lógica partidária, e dos seus gurus calculistas que de longe traçam caminhadas de realização pessoal em que não se vislumbra um resquício credível de dedicação à causa pública. Pelo contrário, os candidatos afiguram-se continuadamente reféns de lobbys das mais variadas naturezas, sejam de carácter económico ou simplesmente gerados em empatias e cumplicidades tecidas ao longo dos seus percursos políticos.
Irei por aqui, com as fragilidades e as eventuais contradições que mesmo o melhor dos candidatos terá e, sem ilusões nem falsas esperanças, numa singela manifestação de apoio ao imperativo de recuperar os valores éticos para a vida política e a gestão da res publica.



(clicar na foto para ver entrevista)

2 comentários:

David R. Oliveira disse...

Ainda não está decidido mas a cada dia que passa, maior é a probabilidade de vir a decidir-me por alguém que quanto menos tiver que ver com a choldra, melhor.Por isso que, na 1ª volta, da minha parte, Marcelo Rebelo de Sousa já "foi à vida". Mais a mais fui reler uma coisa, que escrevi há oito anos, em que "explicava" porque é que eu almoçava com Vasco Pulido Valente em detrimento de Marcelo. Se houver 2ª, verei. A "coisa" tem mesmo de levar um abanão dos fortes - de alto a baixo.
Abraço

francisco disse...

Duvido que o "eleitorado que decide" tenha suficiente sensatez para produzir o forte abanão que seria imprescindível para mudar alguma coisa na "coisa". Mas mesmo que seja apenas um abanãozinho já poderá contribuir para "alertar" mais consciências. Por isso sigo por aí.
Abraço