Saudades do futuro

Com sorte, vivemos três infâncias, a nossa, a dos nossos filhos e a dos nossos netos, e isso talvez constitua o maior tesouro da vida, acreditando-se que é na infância que ocorrem as provas mais intensas e valiosas que se podem viver.

Ser avô pode ser uma experiência diferente, mas não menos enriquecedora do que a de pai. Como avós estamos mais livres para interagir com os netos como se tivéssemos a sua idade emocional. A natureza da vida é surpreendente, pois quando começamos a envelhecer dá-nos filhos e netos para, em certa medida, continuarmos a ser crianças; porque é indiscutível que boa parte da felicidade que tanto procuramos reside num coração de criança, mesmo que uma vida já longa force o corpo a testemunhar outra coisa.

A nossa existência torna-se infinitamente extensível através dos netos e do compromisso de continuidade que cada um deles transporta. Esta realidade deve ser a única esperança de imortalidade que temos ao nosso alcance pois, muitas vezes, é apenas através dos descendentes que podemos deixar algo para a posteridade.

O Simão é a promessa de um futuro de que já vou tendo saudades.




Sem comentários: