uma filosofia na vida

a minha filosofia de vida

As coisas importantes da vida descobrem-se numa fase em que a experiência e o tempo vivido permitem reflectir, avaliar, relacionar e decidir. Porquanto nos avisem sobre a relatividade das verdades, permitem-nos decidir. E decidir é importante. Não há muito, descobri: que não gosto de viajar; que gosto das pessoas, de falar, de conviver, dos sorrisos; que é difícil ser protagonista sem atropelar os outros; que é mais intenso o prazer de dar (atenção, carinho, amor) do que o prazer de receber; que, no essencial, o mundo e a vida se estruturam em torno de três eixos fundamentais, que são:

1- Poesia, música e matemática – ver e perceber o belo, cultivar o gosto pelo belo, interrogar e tentar perceber o mundo que nos cerca;

2 - Filosofia – apreender a razão, exercitar a racionalidade; ser racional mas, sobretudo, construir o espaço para a imaginação e construir os dogmas que nos devem orientar.

3 - Ambiente - viver em harmonia com a Natureza, sendo racional e dispensando algumas das, supostas, novas conquistas ou comodidades do progresso e da modernidade, que mais não são do que embustes aos sentidos e profundas acções degradantes do ambiente e comprometedoras do seu/nosso futuro.

Da inter relação de todos estes factores, e da sua adopção de forma harmoniosa, depende o alcançar do equilíbrio existencial. Só resta ensaiar esta fórmula, repetindo o exercício ad aeternum. O homem que se realiza não é o homem que atinge a realização, mas aquele que caminha permanentemente na sua direcção.

2 comentários:

Anónimo disse...

toma lá um comment para não ficares triste que isto de escrever para nós proprios não tem graça muito menos quado se narciso.
Assim já não é só 00000 comments

Anónimo disse...

se "é" narciso