Banho 29



O banho 29 é um misto de tradição folclórica e de ritual transmitido de pais para filhos com a crença que o banho daquela noite vale por 29 banhos. As suas origens são incertas. Quer provenientes de épocas muito antigas e ligadas aos ritos de fim do Verão, quer resultantes da herança árabe, o costume manteve-se.
As gentes dos campos já não vêm em grupos animados, com os seus burrinhos e carroças, mas os locais continuam a cumprir a tradição. Hoje, são grupos de jovens, mais foliões e menos rituais, que aproveitam essa noite para assar chouriço e contar histórias à volta de uma fogueira.
À meia-noite o momento do banho leva muitos ao mergulho nas águas fugazmente iluminadas pelos clarões dos fogos-de-artifício. Em Lagos, é na Solaria e na Praia da Batata que se junta maior número de entusiastas, reunidos pela proximidade da animação musical e do concurso de trajes de banho antigos. Mas é na Meia Praia que a tradição melhor se cumpre, com os entusiastas agrupados em torno das fogueiras alinhadas ao longo do areal. Ali se bebe, come, conta e canta antes e depois do tradicional mergulho no mar. E a tradição, genuína, é apenas isso.


3 comentários:

Maria, Simplesmente disse...

Ai Jesus...!
Deixei passar em branco o dia 29!
Na minha zona o banho do 29 era às seis da manhã.
Um parente meu tinha fotografias extraórdinárias desse banho!
Nessa noite além de nos deitarmos tarde, acordavamos cedo, pois tinhamos de estar na praia quando começavam a arrumar o espaço que cada um destinava para armar a tenda com pão com chouriço e copinhos de aguardente, pois as cenas eram de morrer a rir.
As camisas de dormir de flanela eram os fatos de banho para as mulheres, porque eram mais tapadinhos, e para os homens ceroulas com atilhos nos tornezelos.
O pior era depois de tudo aquilo bem encharcado...! ahahah
Olhavam para nós de lado, para não ver as "sem vergonha" que iam para a praia quase núas.
Até breve

maria szymanski disse...

para o ano, os algarvios vao comemorar esta tradicao, aonde quer que estejam... e o Zé Troia vai lembrar-nos disso ! De acordo Zé ?

francisco disse...

Quem é o Zé Troia?