Palavrossaurus

Lúcido, incisivo, pertinente e justo. Frequentemente impertinente na chamada de atenção sobre os problemas político-sociais que nos afectam, PALAVROSSAVRVS REX é um dos excelentes blogues nacionais, onde o seu autor reflecte de forma muito clara e assertiva acerca do Portugal que somos e sobre a actuação infame dos políticos que temos. Vale a pena acompanhar os textos breves mas contundentes de joshua.

Está ali ao lado, na barra, e certamente dispensa loas e a ligação directa, mas tal acontece apenas por uma questão de preito.

7 comentários:

joshua disse...

Imensamente grato, Francisco, pela calorosa referência. Parabéns pelo teu blogue.

Um grande abraço!

francisco disse...

Caro joshua, a referência é merecida e certamente partilhada com outros, infelizmente poucos, blogues nacionais.
Já acerca do meu blogue apenas posso aceitar os parabéns pelo desvario que é, originador de um riso episódico – provocado por alguma nota humorística mais feliz – pois que sou incapaz de me concentrar exclusivamente na realidade, e tampouco possuo a lucidez e os conhecimentos/informações necessários a tal desiderato. Não me lamento, apenas sublinho que cada um assume a atitude que escolhe e de que é capaz.
Com um abraço de admiração.
Francisco

David R. Oliveira disse...

Sim. Desde sempre "sobreviveu" às várias "limpezas" que fiz na minha sidebar. Porém - já lho disse e disse-o com toda a franqueza e sinceridade que acredito, se nos conhecessemos pessoalmente,cimentaria uma amizade - tudo teria a ganhar, se fosse menos rebuscado quero eu dizer, se tivesse uma menor preocupação com o "estilo"... um tanto gongórico. Não há bela sem senão!
além do mais pressente-se que, o Joaquim é, de facto, um tipo "bacano" e melhor ainda RACIOCINA. O que faz dele um anormal. Atenção a normalidade não é por raciocinar mal, pior ou bem. É mesmo por raciocinar, somente.
Digo isto porque um dia destes ouvi uma figura ilustre da n/televisão dizer 1 - "...sou uma pessoa inteligente" para logo a seguir proclamar que 2 - "...tenho dificuldade em lidar com opiniões contrárias". Claro fica que, eu, não sou uma pessoa inteligente na medida em que não me reconheço dificuldade em "lidar" com opiniões diversas.
Por aqui um abraço para o Joshua e outro para si que tenho andado a notar que por aí andam a surgir uns picos de humor alterado. Que o fazem ir num ápice do oito para o oitenta. Será?! ou 'tou a ver mal? mas compreendo-o, amigo. Se compreendo! compreendo e de isso é muito difícil livrar-me, também.
Abraço
David Oliveira

francisco disse...

Caro David, o estilo de escrita “enriquecido” é, para mim, coisa que seduz. Cada vez me acho mais um esteta das palavras (com o que isso tem de bom e de mau). Uma pessoa mais pragmática tenderá a subvalorizar esse aspecto, outra pessoa mais “lírica” tenderá a valorizar. Não é coisa relevante, acho.
Também não me parece que a inteligência se meça pelo facto de se conseguir lidar com opiniões contrárias, será um factor entre outros, quando muito. Pois claro, os que usam o raciocínio são os anormais, já que a “normalidade” perdeu esse hábito.
Picos de humor alterado? Hehehehe…não será tanto assim, embora tal também possa acontecer, sobretudo neste país fantabulástico em que vivemos. Porém não estranho que pense assim pois entre a insuficiência do meio de comunicação (desta escrita breve, pouco explícita e que não reproduz emoções) e as minhas manifestações um tanto provocatórias ou teatrais, tudo pode ser entendido. Mas, obviamente, não sou imune a deixar transparecer algum “pico” de humor, alto ou baixo, sobretudo em conjuntura propícia à indignação, à revolta e ao vómito.

As palavras que enderecei ao Palvrossaurus são plenamente extensíveis ao Pleitos, Apostilas e Comentários, no qual reconheço os mesmos atributos, ainda que a minha incapacidade para as matérias da Economia e das Finanças do Estado (que todos devíamos dominar um pouco acima do nível elementar) não me permita entender tudo o que lá escreve. Porém, o mais importante, a honestidade intelectual está lá claramente à vista.

Abraço.

joshua disse...

Do meu amigo David só tenho a aprender e por isso mesmo acato todas as suas observações, reflicto sobre elas, se bem que por natureza me seja difícil corrigir esta minhar tara sensual pela forma da frase, pela palavra, pela musicalidade, pela retórica rebuscada, sim, mas não anacrónica.
Para nos não afundarmos no lodaçal da estupidez com a qual medram mais bem os pseudo-políticos de pose que por azar nos tem cabido suportar, conviria surgissem mais António Vieira, mais Pessoa, virtuosos da palavra, mas também da Ética, mas também da competência técnica em Finanças, em Gestão.

Voltando à questão da minha linguagem e estilo, o esforço por posts aforísticos é já a minha forma esforçada de conquistar à leitura pela brevidade, sem desmazelar a forma. E, sim, gosto da diversidade, do pluralismo, desde que as pessoas que escrevem e interagem em blogue sejam essencialmente fraternas por isso mesmo puras no pensar e no dizer.

Ao Francisco, uma vez mais, e ao meu amigo de anos por aqui, um grande abraço!

francisco disse...

David e Joshua: e divido-me, rendido, entre o domínio da precisão dos números do David - contra factos não há argumentos -, e a genialidade do discurso do Joshua.

Muita Saúde, para ambos.

francisco disse...

Caro Luciano, os links que coloco no meu blogue respeitam aos sites que visito todos os dias. E quando já não interessam, removo-os. Estão ali para poder aceder a eles em qualquer parte onde me encontre, através de qualquer computador; e também para os recomendar aos amigos.

Sabe, nem todas as pessoas funcionam na mesma onda, não estamos todos na mesma sintonia. Uns têm interesses diferentes dos outros. Não encontro matéria de especial interesse para mim, nos seus blogues, ainda que os ache bem elaborados.

Não me interessam as curiosidades nem o saber enciclopédico, não me interessa a poesia lírica e sentimental (eu até tenho um blogue de poesia contra a poesia, coisa kitschunga tá vendo?!); também não sou adepto do Futebol. Talvez se assistisse a jogos do Fluminense mudasse de opinião, quem sabe?

Resta o blogue sobre bombeiros. Sobre essa profissão emérita que respeito profundamente (até sou sócio dos Bombeiros aqui da terra), mas da qual não colho nem produzo dados que justifiquem linkar permanentemente aqui.

Assim, desejo-lhe o maior sucesso com os seus projectos e espero que entenda que os meus leitores - que são muito poucos -, não estariam na sua sintonia. Logo, não serviria para nada colocar aqui os seus links. Também não me parece que os seus leitores se interessem pelas coisas muito específicas localizadas que publico no meu blogue.

Muita Saúde para você.
Francisco