um mimo para o espírito



A Olga é uma daquelas pessoas que tem a arte e o engenho directamente ligados da ponta dos dedos ao cérebro. O motor é a sua sensibilidade, e o resultado, esse, pode ser admirado aqui: AS MINIATURAS DA OLGA
A Olga Santos deve ganhar minutos, horas e dias de vida nesse minucioso trabalho em que reconstrói um mundo maravilhoso de coisas pequeninas, de coisas da realidade de hoje e de ontem, num exercício motivado não interessa pelo quê (de análises pseudo-psicológicas me coíbo, posto que não têm qualquer importância para o caso).
O universo liliputiano da Olga transporta-me rapidamente para o passado, para aquela época da infância em que tudo está no seu exacto lugar e em que as cores e as formas (e os sons e os odores sugeridos) se assumem com a força própria do mundo material real. É a magia do trabalho minuciosamente executado que pega nas nossas memórias pela mão e as traz acima, vívidas, como nos tempos em que o mundo era maior e desconhecido e nós, pequenos exploradores, deslumbrados com ele.
As delicadas peças de mobiliário lembraram-me que tenho, dentro de alguns caixotes, parados no tempo, comboios e aviões à espera do combustível imaginação para retomarem marcha sobre carris que vencem salas, e altos voos intercontinentais.
O trabalhinho da Olga é uma manifestação de essências da vida. Das boas essências. Que continue por muitos anos, divertindo-se e maravilhando-nos.

2 comentários:

Olga Santos disse...

Estou sensibilizada por merecer tamanha admiração pelas minhas "relíquias", e o destaque neste blogue, que acompanho há alguns anos, e que aprecio pelo sentido de humor.
Fico sem palavras para agradecer, além de um OBRIGADA.

francisco disse...

Ora...ora...o blogger é que agradece poder abordar alguma coisa de interessante e útil, muito para além das futilidades costumeiras que aqui vão atracando.
Saúde, Olga.
Francisco