uma crítica a pedido



A pedido de terceiros, aqui fica a minha opinião sobre os textos do Deodato Santos no blogue Lagos.

Os textos do Deodato Santos testemunham um engajamento cultural e uma militância de pedagogo que procura despertar consciências para o exercício reflexivo, para o despertar do intelecto e a inquietude própria de quem não deve alhear-se de pensar, de quem não deve aceitar um mundo pré-fabricado, convencionado, uniformizado.
Não obstante a patente ambiguidade de muitos dos seus textos, resultado, talvez, de uma dessincronia entre a profundidade do pensamento e a exigência de uma escrita muito sintética, dificuldade ou valia que permite e potencia interpretações diversas, umas mais difusas outras mais decisivas, os pequenos artigos publicados no blogue Lagos - que por vezes me fazem lembrar poemas haiku -, respondem cabalmente às exigências da moderna comunicação internauta: são breves e espicaçam a reflexão.
O tema, A Cultura, merecedora de todos os tipos de abordagem e enriquecida pela transmissão de experiências individuais e propostas de reflexão encontra nos pequenos artigos uma válvula de escape para a inquietude do espírito do autor.

O blogue Lagos e os seus autores não procuram reconhecimento público nem se preocupam em dilatar o universo de leitores. Estão ali, simplesmente estando, usando aquele espaço virtual como uma corda de roupa onde penduram as vestes do seu pensamento.

Sem comentários: