a sopa de barro

Tigela de argila para esculturas no quintal do Deodato

Geofagia – comer terra, principalmente solos com argila é algo que animais e pessoas fazem há milénios. Os povos da Mesopotâmia usavam a argila medicinalmente: cobriam ferimentos com emplastros de barro e comiam terra para tratar várias doenças, principalmente do foro intestinal. Uma explicação comum para o hábito de animais e pessoas ingerirem terra é que o solo contém minerais que mantêm a produção de energia e outros processos biológicos vitais. Por outro lado, comer argila é provavelmente uma forma de eliminar toxinas porque as moléculas de argila, carregadas negativamente, ligam-se facilmente às toxinas carregadas positivamente, evitando que as toxinas penetrem na corrente sanguínea. A desintoxicação pode explicar também porque alguns povos indígenas juntam argila às refeições de batatas e nozes de carvalho (alimentos amargos porque contêm pequenas quantidades de toxinas). Porém, ingerir argilas recolhidas directamente dos solos, sem um tratamento adequado, pode ser perigoso. Juntamente com minerais e materiais desintoxicantes podem existir bactérias, vírus, vermes parasitas ou percentagens perigosas de metais pesados. 

4 comentários:

David R. Oliveira disse...

Fico ciente que o próximo post será sobre as propriedades medicinais do carvão activado para os humanos. De uso antiquíssimo e que -- deve concordar comigo, suponho -- tanto jeito fazia a quem o tomasse e a nós outros pela garantia de ar limpo. É comprovadamente um bom anti-espasmódico e anti-"ventosidades". Que jeito dava neste próximo meio ano!
Não se esqueça de anotar a minha visita, por favor.
Cumprimentos

francisco disse...

deixe-se que se soltem as ventosidades aprisionadas que, acumuladas, dariam mais tarde explosões fétidas.
;)

deodato santos disse...

nada escapa ao olhar fotográfico. argila verde pode adquirir-se em pacotes de 1k, produção portuguesa da Provida. bebida, aplicações externas, e no fim... modelada e cozida.
um farmacêutico coleccionador de arte que em frança me chamou para fazer uma peça, não se coibia com toda a naturalidade, enquanto andávamos pelo quintal a estudar o assunto, de livrar-se alegremente das suas ventosidades.
um conhecido que me veio visitar ao covil, com a sua namorada, preveniu-a para o meu hábito de, quando em seleccionada companhia, fazê-lo à mesa, seguindo o impulso da ingestão.
é uma coisa para connaisseurs, qualquer esteta o confirmará.

francisco disse...

Sei da argila que se vende para ingerir. Já usei em tempos ;)