Capitalismo




É no capitalismo que as pessoas comuns alcançam a maior qualidade de vida e é no capitalismo que milhões de pessoas encontram a possibilidade de ascensão social e económica. As situações de pobreza que existem nas sociedades capitalistas em nada diferem das situações de pobreza que existem em quaisquer outras sociedades.

Pobre é pobre em qualquer lado, mas na sociedade capitalista o indivíduo pode aproveitar, ou criar, a possibilidade de construir algo que lhe permita superar a situação de pobreza, enquanto noutras sociedades tutelares, não capitalistas, não existe essa oportunidade; apenas o recurso à esmola do Estado para garantir a sobrevivência, e se existirem demasiados "necessitados" o Estado esgota nesse suporte a riqueza gerada pelos indivíduos produtivos não permitindo o enriquecimento individual e transformando a sociedade numa massa de remediados que sustentam outra massa de desvalidos, desafortunados ou preguiçosos.

Se o Estado quer ser polícia, que o seja dos grandes oligarcas, dos jogos das multi-nacionais e do império financeiro, legislando, regulando e fiscalizando as desmesuradas fortunas e os mega-negócios, e deixe de ser patrão e sanguessuga do cidadão comum, que deixe de ser perdulário e deixe o cidadão tratar da sua vida.

«O preconceito e o fanatismo da opinião pública manifestam-se com mais clareza pelo facto de ela vincular o adjectivo 'capitalista' exclusivamente às coisas abomináveis, e nunca àquelas que todos aprovam» Ludwig von Mises

«O capitalismo será sempre melhor opção de sistema económico do que o socialismo, e seria sempre a melhor opção mesmo que a humanidade fosse moralmente perfeita. Porque até num mundo ideal, a propriedade privada e a liberdade de mercado seriam a melhor forma de promover a cooperação mútua, a justiça social, a harmonia e a prosperidade. O socialismo fixa-se na superioridade moral do indivíduo (ou pior, na superioridade moral das massas) tentando provar com isso que o socialismo ideal é moralmente superior ao capitalismo realista. Porém, a realidade leva-nos a intuir que o capitalismo ideal é superior ao socialismo ideal.» Jason Brennan

Enviar um comentário